quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Gêneros textuais - Carta Pessoal

Carta:                                                                                   




                                            Rio de Janeiro,12 de outubro de 2010.

                        Querida Aninha,

              Hoje é nosso dia!! Estou muito feliz porque meus pais me levaram ao circo. Foi muito bom e divertido! Tinha o Palhaço Bimbinha que toda hora atrapalhava o mágico.
              Fiquei com o coração na mão quando o trapezista pulou de uma corda para o trapézio e depois caiu na rede. Foi emocionante!
              Gostei muito do passeio! Espero que hoje tenha sido muito especial pra você também.
              Estou com muita saudade. Espero te encontrar o mais rápido para colocarmos a "fofoca" em dia.

              Um forte abraço cheio de beijos...

                                                               Ritinha.


                                   Sequencia Tipológica



Rio de Janeiro,12 de outubro de 2010. ( Descritiva)

Querida Aninha, (Injuntiva)

Hoje é nosso dia!! Estou muito feliz porque meus pais me levaram ao circo. Foi muito bom e divertido (Descritiva)


Tinha o Palhaço Bimbinha que toda hora atrapalhava o mágico.Fiquei com o coração na mão quando o trapezista pulou de uma corda para o trapézio e depois caiu na rede.         ( Narrativa)


Foi emocionante!Gostei muito do passeio!  (Expositiva)

Espero que hoje tenha sido muito especial pra você também. (Injuntiva)


Estou com muita saudade. Espero te encontrar o mais rápido para colocarmos a "fofoca" em dia. ( Argumentativa)

GêNero Textual Carta -

  1. GÊNERO TEXTUAL: CARTA GÊNERO EPISTOLAR
  2. Carta é o elemento postal mais importante, constituída por algumas folhas de papel fechadas em um envelope , que é selado e enviado ao destinatário da mensagem através do serviço dos Correios .
  3. Nos primórdios da entrega das cartas quem pagava a postagem era o destinatário e isso só se alterou com a criação dos selos quando se passou a, previamente, o remetente colocar na sobrecarta (envelope) a quantidade de selos correspondente ao porte (valor da tarifa de serviço), garantido assim a entrega da carta ou a sua restituição no caso de não ser encontrado o destinatário.
  4. Atualmente a carta vem sendo substituída pelo e-mail que é a forma de correio eletrônico mais difundida no mundo, mas ainda há pessoas que pelo simples prazer de trocar correspondências físicas preferem utilizar o método da carta.
  5. GÊNERO EPISTOLAR
    • Epístola (do grego antigo ἐπιστολή, “ordem, mensagem”, pelo Latim epistòla,ae “carta, mensagem escrita e assinada”) é um texto escrito em forma de carta , para ser correspondido a uma ou várias pessoas, mas se distinguindo desta por expressar opiniões, manifestos, e discussões para além de questões ou interesses meramente pessoais ou utilitários, sem porém deixar o estilo coloquial, que combina paixões subjetivas e apelos intersubjetivos com o debate de temas abrangentes e abstratos. As epístolas reunidas de um autor podem vir a ser publicadas devido a seu interesse histórico, literário, institucional ou documental.
  6. CARACTERÍSTICAS DE UMA CARTA
    • Esse é um tipo de texto que se caracteriza por envolver um remetente e um destinatário . É normalmente escrita em primeira pessoa, e sempre visa um tipo de leitor.
    • É necessário que se utilize uma linguagem adequada com o tipo de destinatário e que durante a carta não se perca a visão daquele para quem o texto está sendo escrito.
  7. Dependendo do leitor há até mesmo tratamentos específicos, no caso de autoridades como o papa (Vossa Santidade), o juiz (Meritíssimo), o presidente (Vossa Excelência), entre outros. Há algumas características que marcam esse tipo de texto:
  8. São elas:
    • Local e Data
    • Destinatário
    • Saudação
    • Interlocução com o destinatário
    • Despedida
    • OBS: Esses itens estão na ordem em que devem aparecer.




A escrita suméria, grafada em cuneiforme, é a mais antiga língua humana escrita conhecida. A sua invenção deve-se às necessidades de administração (cobrança de impostos, medidas de cereal e etc.)
escrita cuneiforme
Placa de Barro com escrita
cuneiforme dos sumérios
                 escrita hieroglífica
                             Escrita hieroglífica                                   em pergaminho
                    (Egito Antigo)


3 comentários:

  1. Esta produção ficou bem interessante. Fazer uma reflexão sobre o gênero textual é relevante para que se tome consciênci da forma como pode ser explorado e trabalhado para que as crianças desenvolvam competências de leitura e compreensão...

    ResponderExcluir
  2. Senti falta de outras atividades desenvolvidas na disciplina...

    ResponderExcluir